A HVSR é uma metodologia sísmica passiva que consiste na medida dos microtremores ambientais, nas três componentes espaciais ortogonais.
O microtremor ambiental (ruído sismico) é presente em qualquer ponto da superfície terrestre, é constituído por ondas de superfície usualmente geradas por causa do vento, das marés e de outras fontes de frequências mais altas e também de fontes de caráter antrópico.
É um recurso útil principalmente por dois motivos:
- Avaliar a profundidade do substrato rochoso.
- Determinar a frequência característica do local que é parâmetro fundamental para a correta projetação dos edifícios, evitando-se fenômenos de ressonância.
- Determinar, em análises conjuntas com outras técnicas sismicas ativas ou passivas, a estratigrafia da velocidade das ondas de cisalhamento Vs e os parâmetros elásticos dos terrenos.
O método comunemente conhecido como Nakamura , na realidade foi inventado por Nogoshi e Igarashi em 1971, que foram os primeiros a pensar e propor um método de estudo do subsolo baseado numa estação única e na utilização dos micro-tremores. Nakamura recebeu o mérito por aperfeiçoar a metodologia e de difundí-la somente muitos anos depois.
Só precisa colocar o sismógrafo Marahvib num lugar e deixar ele gravando uns 20-30 minutos.