O método “Sísmica de Refração” utiliza a determinação da velocidade de propagação das ondas longitudinais (ondas P) ou das ondas transversais (ondas S) no subsolo.

Essas ondas são geradas e se propagam no terreno todas vezes que ele é sujeito a ocorrências de tipo natural (terremotos) e artificial (explosões, etc.).

A técnica de prospecção sísmica de refração consiste na medida dos tempos de primeira chegada das ondas sísmicas geradas em um ponto de superfície (ponto de disparo), em correspondência de uma multiplicidade de pontos posicionados e alinhados na superfície topográfica (geofones).

O estudo da propagação das ondas sísmicas permite a avaliação das propriedades mecânicas e físicas dos terrenos e a compactação dos materiais cruzados por elas; podemos então conhecer a provável composição litológica de máxima dos terrenos, o grau de fraturamento, a geometria das primeiras unidades abaixo da manta superficial, a profundidade na qual é encontrada a rocha.

Para gravar um perfil sísmico de refração precisa conectar o cabo externo ao sismógrafo e colocar os geofones alinhados ao longo da superfície do terreno a ser investigado e bater com um marreta de 8-10 Kg em vários pontos.

Add to cart